quarta-feira, 20 de junho de 2012

Chocolate quente italiano


E daí a pessoa está em casa trabalhando, em uma tarde fria, úmida e cinza, e lá pelas tantas dá uma vontade de fazer uma pausa para um café e um doce... Daí ela lembra que viu uma receita de um chocolate quente italiano, daqueles bem cremosos, que no final a gente pega uma colherinha para raspar a xícara, sabe como é?
A receita original está no site Homem na Cozinha e é um deleite a todos os sentidos. Me apaixonei! Fui fiel aos ingredientes mas alterei um pouquinho o modo de preparo. O resulto, imagino, ficou bem próximo ao da receita original.

Para 1 xícara de chá (como a da foto abaixo), usei:
300 ml de leite
1 canela em pau
1 colher de sopa cheia de chocolate em pó (não use achocolatado, eu usei o do "padre")
1 colher de sopa cheia de açúcar
1 gema
1 colher de sopa de conhaque.

Em uma leiteira coloque o leite e a canela, em fogo baixo. Enquanto o leite esquenta, bata a gema e o açúcar até ficar uma creme claro, reserve. Quando o leite ferver, desligue e adicione o chocolate em pó. Misture bem, ligue o fogo novamente e quando ferver, desligue. Tire a canela em pau e acrescente o conhaque e a gemada, mexendo o leite para misturar. Ligue em fogo baixo e mexa sem parar até engrossar. Demora um pouquinho, mas vai engrossar. Fica bem cremoso e o ponto é de acordo com a sua preferência, mas lembre que depois de esfriar na xícara, ele vai engrossar mais um pouquinho.

Observações:
1) Na receita original o conhaque é opcional e colocado depois de pronto. Eu preferi colocar antes e deixar o álcool evaporar. Apesar de não curtir muito conhaque, acho que ele dá um toque especial no sabor.
2) Não se enganem com a medida de leite, achando que vai render duas porções. O chocolate quente engrossa, em parte, por causa da evaporação do leite. Os 300 ml iniciais viram pouco menos de 200 ml.
3) Vocês podem aumentar as quantidades de açúcar e chocolate conforme o gosto. Com essas medidas, ele não fica muito doce.

Atualização em 15/07/2012: Leitores! Tentei fazer dose dupla da receita, para duas pessoas, e não teve jeito de engrossar! Vou fazer mais uns testes e depois atualizo a postagem... Para uma porção, com as medidas acima, garanto que dá certo!

14 comentários:

  1. Delícia pura, ainda mais com esse tempo que está aqui! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ai que delicia
    Adoro chocolate quente
    hummmmm
    delicia!!!

    ja ta participando do sorteio la do blog?
    nao perca
    bjinhos.

    ResponderExcluir
  3. Ui, que maravilha, amigaaa! Chocolate quente e friozinho. Tudo de bom. Amo o inverno e chocolate, então, nem se fala. rsss
    Saudade de ti. Nos vemos no encontro gourmet? bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos vemos sim! Finalmente vamos nos encontrar pessoalmente!

      Excluir
  4. Delícia, lembra aqueles chocolates de máquina.....porém caseiro é muito melhor....beijos

    ResponderExcluir
  5. Hmmm, Ju, que delícia mesmo! Não tenho rum em casa, mas vou providenciar e fazer. De fato, evaporar o álcool é legal, também prefiro só o toque da bebida.
    Um beijão e um abraço bem quentinho aí pra você :-)

    ResponderExcluir
  6. Boa dica para o friozinho que está aqui no PR...

    bjks

    ResponderExcluir
  7. Oi Jú!!!
    Muito obrigada pela recepção. Acabei voltando depois que tive filha, andei muito atarefada mas estou encontrando fôlego!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Juuuuuuuuuuuu!!!!Esse me deixou babando!! Receitinha anotada!Bjs
    Obs- Quinta na madrugada estaremos embarcando, estou levando tuas dicas, depois mostro as fotos.

    ResponderExcluir
  9. Ju, se vc seguir os ingredientes do site e o modo de preparo deles, as quantidades indicadas (são dois copos de leite, 600 ml e duas gemas) rende duas xícaras. Testa e me conta, aqui em casa deu certo!
    Parabéns pelo blog. Bjs.

    ResponderExcluir