domingo, 18 de dezembro de 2011

Molho de espinafre e gorgonzola

A foto está pra lá de mais ou menos, mas o molho é bom, acreditem. Perfeito para massas e lasanhas, e o melhor de tudo, fácil e rápido de fazer. Anotem os ingredientes:
1 copo de leite
1 colher de sopa cheia de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho
100 gramas de gorgonzola (ou mais, conforme o gosto)
espinafre pré cozido e picado a gosto (eu usei o congelado, que é uma mão na roda)
sal a gosto
3 colheres de sopa de creme de leite fresco (nata)
Refogar o alho na manteiga e juntar a farinha, mexendo vigorosamente por poucos minutos. Acrescentar o leite aos poucos, mexendo sempre, com um cuidado de desmanchar qualquer grumo de farinha que eventualmente se forme. Assim que o creme engrossar, adicionar o gorgonzola em pedaços, o espinafre e mexa até homogeneizar. Provar, colocar mais gorgonzola se desejar e ajustar o sal. Assim que desligar, colocar o creme de leite, mexer bem e servir em seguida, sobre a massa de sua preferência. Essa da foto é feita com tinta de lula, por isso a cor preta. 


Para acompanhar, tomamos um espumante Chandon Excellence Brut. Um belo espumante, com perlage muito fina, cremoso na boca e com aroma de frutas secas e levedura. A ficha técnica dele traz mais informações que meu paladar amador não alcançam. Compramos no varejo da vinícola, localizada na RSC 470, km 224 entre Garibaldi e Bento Gonçalves. Comprando lá, tem um baita desconto (mais de 30%), coisa rara nas vinícolas da região. Pagamos em torno de R$ 60, enquanto o preço original chega a  R$ 90. Apesar de ser um ótimo espumante, sinceramente acho que não vale tanto assim, foi uma boa compra por causa do desconto...

Estou numa fase de baixa produção culinária... Por isso o blog anda pouco movimentado, mas hoje passei o dia funcionando na cozinha: ganhei uma máquina de fazer pão e estou maravilhada com as possibilidades. Fiz pão de aveia e mel, bolo de limão e geléia de frutas vermelhas... Tudo na máquina!!! Não dá trabalho e suja pouca louça. Depois vou fazer uma postagem exclusiva. 

2 comentários:

  1. Parece delicioso esse molho Jú. Adoro tuas harmonizações e descrições, você é uma excelente enófila.
    Já tinha ouvido falar das múltiplas funções da MFP. Vou esperar o post.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. adorei esse molho
    oi querida feliz ano novo
    fiz pão de santo antonio que é uma delicia
    amiga tem promoção do café pelé
    bjokas
    www.artesdasadhia.blogspot.com

    ResponderExcluir