domingo, 17 de julho de 2011

Filé ao molho madeira com funghi seco e arroz preto

Conheci há pouco tempo o arroz preto e virei fã. Esse arroz é cultivado na China há mais de 4 mil anos. Era conhecido como "arroz proibido", pois a única pessoa que tinha acesso era o Imperador. Seus súditos podiam apenas produzi-lo, mas não tinham permissão para consumi-lo. A coloração é preta quando cru, e roxa, depois do cozimento. Possui aroma e sabor acastanhados e é rico em flavonóides, que possuem propriedades antioxidantes. 
Uso da marca Tio João, que apresenta uma ótima relação entre custo e benefício. Vale lembrar que não é o arroz selvagem, que também possui coloração preta, mas é completamente diferente. 
Esta refeição foi preparada rapidinho, o tempo do cozimento do arroz... Nunca me prestei a fazer molho madeira em casa, os prontos são tão práticos, mas sempre dou uma incrementada com vinho e/ou algum cogumelo. Desta vez usei:
1 embalagem de molho madeira pronto (da marca Fugini);
1 punhado de funghi seco;
100 ml de vinho tinto seco;
medalhões de filé mignon;
arroz preto;
sal, pimenta do reino e azeite de oliva. 
Após hidratar o funghi em água por aproximadamente 15 min, escorri, piquei e refoguei rapidamente em um uma colher de azeite de oliva, por alguns minutos. Juntei o vinho e deixei ferver para evaporar o álcool, em seguida juntei o molho madeira e deixei cozinhando em fogo baixo. Enquanto isso, em outra figideira, coloquei um fio de azeite de oliva e dourei os medalhões de filé, temperados com sal e pimenta do reino. Depois os coloquei no molho para finalizar o cozimento. Isso tudo foi rápido, porque gosto dos filés bem mal passados. O tempo de cozimento dos filés vai de acordo com o gosto de cada um, mas vale lembrar que é um desperdício fazer filé mignon bem passado, isso altera completamente a textura e o sabor da carne... Se vocês não toleram que a carne fique ao menos rosada, escolham outro corte (sei que tem gente que torceu o nariz com esse meu comentário, mas é verdade). 
Depois disso é só servir... O arroz preto acompanhou super bem a carne. Ele tem uma textura diferente e um sabor peculiar. Cozinhei apenas com água e sal e não precisa de mais nada.

4 comentários:

  1. Hummm, que delícia Ju. Quanto ao ponto da carne, é esse mesmo que gostamos. Já tinha visto esse arroz, bom saber que é gostoso.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Uau, Ju. O seu parto está digno de grandes chefs. A combinação do arroz preto e da carne está inebriante. O ponto da carne está perfeito. Sem palavras.... E totalmente SEM PRESSA de deixar de olhar essa foto. :)
    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Nunca comi esse arroz preto, e nem arroz selvagem acredita?
    O prato está certamente delicioso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ju, está com cara de chef... nunca comi arroz preto. O sabor é o mesmo? Beijocas, Adriana.

    ResponderExcluir