quinta-feira, 23 de junho de 2011

O espumante do dia dos namorados

Confesso que ando meio preguiçosa com o blog... O tempo é curto para me dedicar a ele, isto é fato, mas também acho que administramos o nosso tempo livre de acordo com as nossas prioridades, então essa desculpa não serve para mim... Estou com uma pasta cheia de fotos para postagem, mas em algumas já até esqueci como fiz o prato, porque sou de improvisar com o que tenho na hora... As enopostagens então, ficaram mais esquecidas ainda e muita informação se perdeu.
Uso o blog não apenas para compartilhar receitas e impressões, mas também como uma espécie de memória gastronômica das minhas experiências. O espumante que tomamos no domingo do dia dos namorados não poderia cair no esquecimento, porque foi um dos melhores que já tomei. Merece ser registrado e comentado.
Juvé y Camps Reserva de la família 2006 - Brut Nature Gran Reserva. Origem: Sant Sadurni d'Anoia, Barcelona, Espanha. Composição: 45% Macabeo, 35% Parellada, 20% Xarel-lo.
Não sou muito boa em análise sensorial de espumantes, então vou reproduzir as notas de degustação que encontrei na ficha técnica da Sommelier Vinhos, que foi onde compramos:
"No nariz, seu aroma é complexo, elegante e intenso. De forma quase imediata no evoca notas de frutas carnudas damasco e melão e recordações lacteas. Pouco a pouco seu aroma evolui ganhando intensidade e especialmente, complexidade. Nele se distinguem o mel, toranja e o pão tostado. Na boca, é exuberante. Sua efervecencia, intensa e amavel ao mesmo tempo, impregna a passagem pela boca de uma magnifica cremosidade. Provido de uma untuosidade marcante, é potente e fresco. Este explendido Cava se despede com uma grande persistência aromática."
E aí, o que acharam? Se eu dia eu conseguir sentir 1/3 dessas impressões, largo a engenharia e vou plantar uva, rsrsrs. Brincadeiras a parte, achei este espumante simplesmente maravilhoso, senti um pouco de damasco e tostado, e realmente tem bastante persistência aromática. Até o final da garrafa ele manteve as propriedades e foi se revelando cada vez melhor durante a refeição.
Tinha me programado para fazer um almoço especial, mas deixei para ir ao mercado na véspera e não encontrei os ingredientes planejados... No final saiu um almoço simples, mas que ficou muito gostoso, acho que foi porque tinha o ingrediente principal: amor :)

Fiz ervilha torta salteada na manteiga e cebola (só dei um susto para ficarem bem crocantes); arroz integral biodinâmico (cateto com vermelho - da marca Volkmann, o melhor que eu já comi, já provaram?); medalhão de filé alto e muito mal passado com molho de mostarda, que já postei aqui (dessa vez fiz com mostarda Dijon em grãos e aquela com pimenta verde, que postei aqui).
O espumante combinou super bem com a comida e a refeição foi um sucesso. De sobremesa, fiz um mousse de chocolate que o Rodrigo adora. A receita é um pouco diferente das convencionais e fica pra próxima postagem...

Um comentário:

  1. Realmente esta cava atendeu às elevadas expectativas. Harmonizou muito bem com o prato e com o ingrediente principal :) Foi um dia para ser lembrado.

    ResponderExcluir