sábado, 14 de maio de 2011

Estrogonofe de frango, alho poró e cogumelo - receita do Jamie Oliver

Acharam que eu tinha abandonado o blog? Nem pensar! Foi só uma pausa "estratégica" para repensar e adequar prioridades, e assim aproveitar melhor o dia, que só tem 24 horas. 
A receita de hoje é do Jamie Oliver e está no livro "Revolução na cozinha". O sabor é nota 10, mas na próxima vou fazer algumas alterações no modo preparo, conforme comentários no final da postagem.
Fui fiel aos ingredientes, mas modifiquei um pouco as quantidades. Usei:
1 peito de frango cortado em cubos;
1 alho poró (sem as folhas);
300 gramas de cogumelo Paris;
200 gramas de creme de leite;
manteiga;
azeite de oliva;
pimenta do reino;
1 taça de água;
1/2 taça de vinho branco;
limão;
salsa picada a gosto;
sal.
Em fogo alto, coloquei em uma panela wok, 2 colheres de sopa de azeite e 1 de manteiga, juntei o alho cortado em rodelas, o vinho, a água, sal e a pimenta do reino moída na hora. Deixei ferver por 5 minutos com panela tampada. Baixei o fogo e juntei os cogumelos fatiados, o frango, o creme de leite e a salsa. Cozinhei por cerca de 10 minutos, adicionei um pouco de suco de limão, ajustei o sal e desliguei o fogo. Servi com arroz 7 cereais da Ráris.
Adorei o sabor, a receita é super prática e rápida, mas da próxima vez vou alterar duas coisas no modo de preparo:
- Vou refogar o frango no azeite de oliva e na manteiga, antes do alho poró. Não gosto da textura do frango cozido na água;
- O estrogonofe ficou líquido. Eu já esperava por isso, pois é o que acontece quando o creme de leite ferve.  Dessa vez fiz como o Jamie "mandou", mas na próxima vou botar o creme de leite só no final, na hora de desligar o fogo. 

11 comentários:

  1. Ô coisa boa!!!Deve ter ficado delicioso!!!!!!!!!!Bjs, bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Ju!!! Que bom te ver de novo por aqui,minha amiga!
    boa dica. Não sabia que o molho fica líquido quando o creme de leite ferve! valeu!
    Faz tempo que estou pra te perguntar. Vc tem o livro "Todas as práticas culinárias Le Cordon Bleu", não tem? Vc gosta? queria comprar, mas não sei se vale a pena.
    Tenha um lindo domingo.
    bjk

    ResponderExcluir
  3. que prato lindo e apetitoso. o seu arros de cerais tambem ta muito chique. Ju, o creme de leite daqui nao afina, deve ser isso. mas achei excelentes seus planos para a proxima vez.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Boa Kalina! Imaginei que o creme de leite que os chefs "importados" usam nas receitas é diferente do que temos aqui, porque seguido vejo eles adicionarem durante o preparo... Esse de caixinha, mais comum no Brasil, só pode ir pra panela no final.
    Monica, o livro "Todas as técnicas culinárias é um livro de dicas, não receitas. É muito bom porque é ilustrado e aborda uma gama imensa de assuntos. Eu aprendi bastante coisa que não sabia, mas confesso que ela anda esquecido na prateleira. Ele é caro, mas é bom. Se tu conseguir comprar numa promoção, melhor ainda.

    ResponderExcluir
  5. Oi JU... Sei como é isso de "sumir" do blog. Mas tem momentos que a vida fica tão corrida... Eu também estou tentando me reorganizar. Deu pra perceber que dei uma sumidinha né? Mas não foi por querer.

    Pois bem. Amei a apresentação final. Lindo e de bom gosto. Achei sua observações super válidas... Nada como ter visão crítica. Jamie é o Jamie, mas o nosso paladar ninguém manda né...rs
    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha deve ter ficado delicioso, pois está com optimo aspecto...
    bjos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Juliana vim conhecer seu blog, e estou adorando, gostei muito das receitas, gostei do seu passeio em São Paulo, morei la por 40 anos e realmente a 25 de Março dá um show em qtdade de lojas, pena que não conheço sua cidade, que dizem, é linda demais. Aproveito pra avisar que tem sorteio de um estojo da Sazón, se quiser vá la e participe. Uma linda semana..bjocas

    ResponderExcluir
  8. Ju, sabe o que eu sempre faco? É tiro e queda pra resolver esse "nosso" problema do frango pálido (nao to fazendo poché!!!rs). Eu frito o frango em temperatura bem alta, rapidamente, em uma frigideira à parte, mas deixo pra completar o cozimento na panela "principal", rs. Claro, aproveito os sucos da fritura "puxando" com um pouco de caldo, ou colherinhas de água, o molhinho q sempre se forma.
    A questao do creme de leite pra mim ta quase clara, tive muitos problemas com essas trocas de ingredientes europeus. Nao sou seguidora fiel do Jamie, mas sei q ele usa muito creme frâiche, o francês, que nao se pode substituir pelo nosso creme de leite tradicional brasileiro. Os cremes de leite que usamos aqui, e que na Inglaterra sao tb comuns, sao geralmente frescos, independente de serem azedos, ou mais fluidos, próprios para chantilly, etc, e podem na sua maioria serem aquecidos, sem que haja esse problema. Qual vc usou?
    Um grande beijo, to doidinha aqui lendo a "turma" de receitas de baixo, que estao de tirar o fôlego - e acabar com minha dieta, kkk, malvada!

    ResponderExcluir
  9. Menina, as apresentações do seus pratos estão surreais de lindas e profissas! Sensacional!

    ResponderExcluir
  10. Menina, as apresentações do seus pratos estão surreais de lindas e profissas! Sensacional!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju...eu imagino como deve ter ficado bom esse prato, essa mistura com alho poró sempre dá um toque especial né? eu adoro...
    uma delícia


    bjim

    ResponderExcluir