domingo, 12 de dezembro de 2010

Ceasar's salad do Olivier Anquier

Sábado pela manhã vi no programa do Olivier Anquier um molho para Ceasar's salad que me chamou atenção. Como eu estava tomando meu chimarrão sem pressa, só prestei atenção no preparo, peguei as medidas na internet. Fiz nesse domingo e adorei. Para variar, alterei um pouquinho, se vocês quiserem conferir a versão original, passem lá no site do Olivier
Ingredientes para o molho:
• 1 gema de ovo
• 4 tirinhas de anchova em conserva
• 1 dente pequeno de alho
• 1 colher (chá) de mostarda Dijon
• Suco de 1/2 limão
• azeite de oliva (devo ter usado pouco mais de 50 ml - o site fala em 200 ml, acho que está errado, ao assistir o preparo não me pareceu que ele usou tudo isso, além disso essa é uma medida exagerada...)
• 2 colheres de sopa de queijo ralado
• 2 colheres de sopa de creme de ricota
Ingredientes para a salada:
• croûtons (preparo aqui)
• queijo parmesão em lasca
• alface americana rasgada com a mão
Preparo do molho:
• Bata a gema com a mostarda, as anchovas bem picadinhas e o alho bem picadinho;
• Quando começar a emulsionar, coloque um fio de azeite, sem parar de bater até formar uma maionese firme;
• Junte o suco de 1/2 limão, o creme de ricota e o parmesão.

Montei a salada no prato mesmo, coloquei a alface, os croûtons, o parmesão em lascas e o molho por cima. Uma delícia, acompanhou super bem um filé de linguado com alcaparras. 
O preparo do filé foi bem simples: temperei com sal e pimenta do reino e passei na farinha de trigo. Cozinhei em um frigideira com uma generosa quantia de azeite de oliva (o filé foi salteado no azeite, não frito). Coloquei as alcaparras pouco antes de servir.

Para o aperitivo, o Rodrigo fez uma caipirinha de limão siciliano. Primeira vez que tomo caipirinha com este limão. Fica muito bom, experimentem! 

9 comentários:

  1. adorei esse molho para a salada...
    Realmente 200 ml de azeite é muita coisa para um molho como esse...

    E quanto à caipirinha....eu adooooro, faço sempre que encontro os limões por aqui...rs

    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Ótimo molho! Será que dá pra substituir a anchova por outro ingrediente? Não temos o costume de usar e a Rosley acha muito forte. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Jotta, também acho forte, mas nessa quantidade ficou tranquilo, não se sobrepôs. Acho que seguindo a linha peixe, esse molho pode ficar legal com sardinha.

    ResponderExcluir
  4. Ju, que bela refeição do aperitivo ao prato principal!
    Vou testar o molho com sardinha como vc sugeriu ai no comentário! bjs

    ResponderExcluir
  5. Essa vai fazer sucesso aqui. Meu marido é louco por anchovas!
    Boa semana!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ótima sugestão de molho para salada, ainda mais agora com esse calorzinho. Amei teu blog, linda as fotos do encontro das blogueiras, quero participar do próximo. Vou te seguir e te linkar para acompanhar as novidades.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  7. Essa da caipirinha é originalíssima! Um toque diferente mesmo... Adoro essa salada, e a sua versao esta, claro, perfeita, pra nao dizer, magnífica.
    Um abracao,
    Tata

    ResponderExcluir
  8. Putz... que fome que me deu!!!

    Saltear no azeite??? me explica melhor... já ouvi falar... mas me deu uma amnésia!

    Experimente também a caipirinha de lima da pérsia, é muito boa!!!

    Por falar em caipirinha, no site da Sagatiba, http://www.sagatiba.com , na sessão Drinks tem umas combinações muito legais pra se fazer de caipirinha. Mas a Sagatiba que me perdoe... sou fã de vodka rs.

    Por falar em Olivier, esse cara é fera, uma vez fiquei em um chalé sem saber que foi onde ele gravou um programa ensinando a fazer uma brôa de milho com goiabada... tudo de bom!!!

    [ ]´s

    Baruki.
    http://enoffillo.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. O cozimento salteado é na frigideira, com óleo ou azeite, só o bastante para dourar (no caso o meu ficou meio branquinho, mas como era um filé fino, já estava cozido). É importante passar o peixe na farinha de trigo antes.

    ResponderExcluir