sábado, 9 de outubro de 2010

O vinho do gelo

Uvas congeladas no ponto de 
serem colhidas
fonte da imagem:
revistamenu.terra.com.br
 Icewine, o vinho do gelo, é um vinho de sobremesa elaborado a partir de uvas colhidas maduras e congeladas. A Alemanha produziu o primeiro icewine (lá chamado de Eiswein) há cerca de 200 anos (há controvérsia), mas hoje, o país produtor ícone é o Canadá. O primeiro lançamento comercial de icewine no Canadá foi em 1978, mas o grande reconhecimento veio em 1991, durante a Vinexpo, a mais tradicional feira de vinhos realizada em Bordeaux, França. Nesta ocasião se constatou que o Canadá poderia ter um vinho de sobremesa com sucesso internacional. Hoje o Canadá tem até uma região vinícola de origem controlada, a VQA (Viniters Quality Alliance), que produz mais de 885 mil litros de icewine por safra e exporta para cerca de 50 países. A colheita só pode começar quando a temperatura se mantém a, no mínimo, 8ºC negativos. Na Alemanha e na Áustria, o mínimo permitido é 7ºC negativos.

Colheita das uvas no Canadá
fonte da imagem:
vinhosempauta.wordpress.com

Amanhã, no dia 10 de outubro, será lançado o primeiro vinho do gelo brasileiro, elaborados com uvas provenientes de São Joaquim/SC e produzido pela vinícola Pericó.
No inverno de 2009, ao registrar em seus vinhedos o fenômeno da natureza mais esperado do inverno, o gelo, a equipe da vinícola Pericó mobilizou-se para a produção desse raro vinho. Com os termômetros marcando -7,5 ºC, foi realizada a colheita das uvas congeladas. 
Para elaborar um icewine é preciso colher as uvas perfeitamente maduras em temperatura inferior a -6 ºC. Nessa condição, a água que se encontra no interior das bagas das uvas congela e o gelo é separado do suco, rico em açúcar, pelo processo de prensagem das uvas, ficando retido dentro de uma prensa juntamente com a casca, com as sementes e com o engaço. O mosto rico em açúcares é então fermentado a 10 ºC por 60 dias. Posteriormente, é estabilizado e colocado em barricas de carvalho francês.
Geada que cobria os campos de Santa Catarina no
dia da colheita do vinho do gelo
foto: Anders Marcio Santos Duarte, divulgação: www.clickrbs.com.br
Estou curiosa para provar este lançamento da vinícola Pericó, especialmente porque terei um parâmetro de comparação. Minha amiga Bibiana, que passou recentemente 1 mês no Canadá, me trouxe uma garrafa de um icewine canadense. Apesar de não ter provado ainda, e independente de gostar, ameeeei o presente, porque adoro provar coisas diferentes e ter minha própria opinião. Quando tomar conto pra vocês, ok? Ainda não abri porque quero fazer uma degustação comparativa com o brasileiro que será lançado - é claro, se eu não arrepiar por causa do preço! Como é um vinho raro, costuma ser caro e aqui no Brasil a produção foi pequena, então...

Fontes consultadas sobre o icewine:
Wines of Canada
Vinícola Pericó
Revista Menu

3 comentários:

  1. Que delícia hein?!
    Ainda nao provei, mas vinhos sao parte da minha mesa (embora eu nao conheca nada sobre eles), e na Europa há essa vantagem, de se poder consumir diariamente, pois os precos sao mais acessíveis e as variedades, infinitas.
    Vou procurar por aqui, provar e postar depois. Vc me mostrou uma coisa que eu nem sabia existir, bem debaixo do meu nariz. Parabéns pelo grande enriquecimento cultural que seu blog traz.
    Um beijao,
    Tata

    ResponderExcluir
  2. Jújú,
    Que delícia de viagem! Mta Luz!
    Beijos
    A Copê

    ResponderExcluir
  3. Sou doida para provar esses vinhos "produzidos de uvas congeladas". Dizem que o sabor é fantástico. Está curtindo muito a França, pelo visto...

    ResponderExcluir