domingo, 24 de outubro de 2010

Filézinho de porco e cebolas inspiradas no Jamie


Retomei as atividades na cozinha com uma receitinha bem rápida. Desta vez me prestei a marcar o tempo de preparo desta refeição: 07 minutos, com pausa para fotos + 40 minutos de forno médio. Simples, e fácil, mas com ares de comida incrementada. 
Usei: 
- 2 filézinhos de porco (peso total - 700 gramas)
- bacon em fatias
- mostarda Dijon em grãos ( lá na França é muito barato, vim com a mala cheia de mostarda!).
- mel
- sal
- manteiga
- alecrim.
- 2 cebolas brancas pequenas.
Fotografei o passo a passo que já é auto explicativo, então vamos às imagens:
Coloquei em um refratário os filézinhos temperados
somente com sal . Fiz um talho raso e preenchi com
 a mostarda em grãos e um fiozinho de mel.

Cobri os filés com bacon em fatias.
Descasquei 02 cebolas brancas pequenas, cortei 
em cruz, sem separar as partes e preenchi com 
sal, manteiga e alecrim. Coloquei umas folhas 
de alecrim sobre o filé também.

















O filé é "invenção" minha, mas a cebola é coisa do Jamie Oliver (do livro "Chef sem mistérios"). Ele usou cebola roxa e tomillho e minha intenção era fazer igual, mas o supermercado estava desfalcado então substitui os ingredientes.
Para assar porco, costumo usar papel alumínio na primeira metade do tempo de forno, mas nesse caso não foi necessário - o bacon mantém a carne úmida e suculenta. Ela fica bem cozinha e não corre o risco de ficar ressacada.
Comemos este filézinho acompanhado de um Malbec que já comentei aqui: o Punto Final Etiqueta Negra. Tomamos um 2009, que segue com o mesmo padrão do ano anterior. Um belo vinho considerando seu preço, pouco mais de R$ 20,00. 
Para finalizar o "evento", tomamos o vinho tinto licoroso da casa Valduga. Vocês sabem que sou fã da Valduga e gosto de quase tudo que eles produzem, mas desta vez não rolou... Confesso que estava esperando algo tipo um Porto Ruby, mas não foi o caso.  Não é muito doce, a textura é fina e no aroma só senti madeira, nada mais. Na boca o álcool se sobresai. Talvez eu não tenha entendido a proposta, o que é bem possível, pois minha experiência no campo dos vinhos licorosos e fortificados é muito pequena. Neste caso, só me resta a sinceridade: não gostei.
Para quem quiser saber mais sobre vinhos licorosos, achei um artigo no site Bon Vivant com uma boa explicação sobre o que são e como são produzidos, vale conferir.

10 comentários:

  1. Olá, bon jour!!!!


    Filezinho chiquérrimo, vinho íden!!!

    E os grãozinhos de moutarde de dijon,mon dieu!!!! Rssss...amei!

    ResponderExcluir
  2. Um luxo só....
    Adorei

    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ju, que delícia de prato!!! adorei! Eu compro dijon só quando viajo tbm....aqui é bem carinho né...rs.
    bjao

    ResponderExcluir
  4. Ai que gostoso, adorei a receita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ju, vc praticamente é um chef, que bom gosto amiga, desde o prato até a apresentação, vc tem mãos de fada queridona, tá lindona na foto de perfil, parabéns, bj♥kas e uma semana incrível p/ vc, ;)...

    ResponderExcluir
  6. Hmmm, que delicia essa carne :-) vou copiar a receita, tá?
    Querida, eu continuo desanimada para postar... mas fique tranquila, quando eu voltar, vc será uma das primeiras a saber!

    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Hummmmmmmmmmmm... Mais deve ter ficado uma diliça! Ai que me deu até fome! Adorei Ju! Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Ju,
    que maravilha!
    vc citou o tomilho, pois é agora eu tenho na minha mini horta e estou usando muito principalmente nas carnes vermekhas fica um sabor diferente e gostso!
    grande beijo minha amiga e um brinde com almaden (da minha teerrinha) uvas tannat!!

    ResponderExcluir
  9. Tudo tão delicioso ... gostei da receita made Jamie Oliver, eu acho esse cara maneiro. Ah, tambem fiquei com "inveja" do seu moedor frances kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Brincadeira da inveja tá ...rsrsrsrsrs


    abraço
    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir