domingo, 6 de junho de 2010

Sopa de grão-de-bico e cogumelo

A Monica está promovendo o Festival do Champignon e eu não poderia deixar de participar por dois motivos óbvios: primeiro porque sou louca por todos os tipos de cogumelos, uso  com frequência na minha cozinha e segundo, porque adoro o blog da Monica, acho ela uma querida e fico muito feliz em prestigiar sua iniciativa. 
Eu poderia participar com alguma receita antiga, já postada aqui no blog, mas resolvi fazer uma coisa nova para sair do usual. Lá fui eu em busca de inspiração na minha coleção "A Grande Cozinha" da Editora Abril, que andava meio esquecida na prateleira... Como a temperatura caiu de vez aqui no sul, nada mais apropriado que uma sopinha, e a eleita foi a de grão-de-bico e cogumelo. Confesso que não sou muito fã de grão-de-bico, mas por isso mesmo quis dar uma "chance" pra ele, pois acompanhado de cogumelo e com todos os temperos que a receita pedia, impossível não ficar bom. Desta vez quase não alterei a receita original, usei:
2 xícaras de grão de bico;
300 g de cogumelo Paris;
70 g de bacon;
3 tomates;
2 dentes de alho;
1/2 cebola roxa grande;
1 talo de de salsão;
2 ramos de alecrim;
2 ramos de tomilho;
1 punhado de salsinha;
2 taças de vinho branco seco;
1 cubo de caldo de legumes;
sal e azeite de oliva.
O grão-de-bico deve ficar de molho na água por 12 horas antes do preparo. Após este período, escorrer e lavar os grãos em água corrente. Cozinhar por 1 hora em fogo baixo com água, sal e o alecrim.
Enquanto isso picar os outros ingredientes. Refogar no azeite de oliva a cebola, o salsão, a salsinha e o alho. Depois juntar o bacon, os cogumelos e o grão-de-bico cozido e escorrido (descartar os ramos de alecrim quando escorrer). Mexer por 5 minutos e acrescentar o vinho branco. Deixar evaporar parte do vinho e acrescentar 1 litro de água fervente e o caldo de legumes. Adicionar o tomate, sem pele e sem semente, cortado em tiras largas e os ramos de tomilho. Deixar cozinhar por mais 15 minutos. Antes de desligar verificar o sal e ajustar (para mim não precisou de sal), "pescar" os ramos de tomilho e servir. Para finalizar no prato, pimenta do reino moída na hora e folinhas de manjericão.
A sopa ficou divina! Extremamente aromática e saborosa. Aprovadíssima! Para acompanhar, a receita original sugeria um Cabernet Sauvignon não muito envelhecido. Escolhemos  um chileno que estava descansando na nossa adega há 1 ano - Porta Reserva 2007. Boa harmonização, o vinho foi realçado pelo sabor da sopa. 
Sobre o vinho: coloração rubi intenso, aromático, mas não consegui decifrar muito bem - algo no grupo herbáceo (lembram da Roda de Aromas?). No fundo de taça senti tabaco e um pouco de caramelo proveniente do carvalho. Os taninos estavam bem redondos, adstringência na medida. Um vinho elegante, de corpo médio, mas sem nenhuma característica marcante. Achei a relação custo/benefício adequada. Pagamos R$ 39,90 na Vinhos do Mundo no inverno passado. Bom vinho, mas só compro de novo se estiver em promoção.

11 comentários:

  1. Juuuu! Estou até emocionada pelo imenso carinho, amiga! Vc fez essa receita chiquerrima, especialmente para o meu festival! Muchisimas gracias! Não sei nem como agradecer.
    Arrasou heim! Eu fiquei com vontade de fazer! Vinho branco e todas essas ervas deve ter deixado um aroma incrível!
    Menina! Vc tem essa coleção da Abril!! QUe legal! Queria colecionar, mas na época não lembro o que aconteceu e não deu certo!
    E esse vinho heim?! Maravilha.
    Ontem fomos conhecer uma fábrica de rum aqui na Venezuela e fizemos um mini curso sobre a fabricação e degustação desta bebida. Foi muito legal. Vou ver se crio uns posta contando como foi.
    Desejo a vc e sua família uma linda semana.
    Bjk.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju,

    Que delícias de sopinha, adorei...
    Sabe que fico aqui fazendo hora só para escutar o sininho, é muito bom......

    Que os nossos dias sejam de harmonia e serenidade!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  3. Jú, eu também tenho este livro, esta sopa deve ficar maravilhosa, sou apaixonada por grão-de-bico e mais ainda por cogumelos. Ah, que delícia para o inverno!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Com o frio q está aqui comeria um pratão desta sopa, kkk
    Obrigada pela visita.
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  5. parece que senti o aroma daqui. o vinho bom, já tenho, falta fazer o bom caldo. boa semana

    ResponderExcluir
  6. Oiiiiii Jú, tudo bem???
    Nossa que delicia de receita, nesse frio então...
    Ai que vontade de entrar na tela e experimentar essa maravilha que vc fez...
    Juro pra vc que me deu muuuuuuuuuuuuuuita agua na boca...
    Hummmmmmmmm...
    Eu amo champignon, com certeza vou fazer essa sopa deliciosa...
    Bjocas

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju,

    Adoro suas comidinhas, mas adoro mais ainda suas dicas de vinhos...tudo muito bem explicado, com dicas de harmonização, notas, aromas, e etc...Um curso de vinhos (pra valer) está na minha agenda pro segundo semestre...tomara que dê tempo!

    Abraço pra vc,
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju,

    Obrigada pela visita no meu blog. O seu é encantador. Os posts fantásticos.
    Sem pressa mas com muita competência. Estarei sempre aqui para aprender mais.

    Beijos Carol

    ResponderExcluir
  9. Amei seu blog! Com certeza, passarei muitas vezes por aqui!!
    Tenha uma excelente terça-feira!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  10. Olá Juliana,
    Obrigada pela visita e comentário simpático. Também adorei o teu cantinho e as receitinhas são maravilhosas. Vou levar o teu link e ficar atenta.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  11. Olá, que sopinha tão boa. Adoro grão e cogumelos e todas esses aromas. Vou guardar. Vou também ficar a acompanhar o seu blog pois está cheio de comidinha deliciosa.
    Bjs

    ResponderExcluir