domingo, 13 de junho de 2010

O risoto do Dia dos Namorados


Enfim fiz o risoto de pêra com gorgonzola, que há horas eu namorava. Ficou excelente e harmonizou super bem com o espumante - refeição leve e sofisticada, perfeita para a ocasião. Como disse na postagem de ontem, montei minha receita a partir de diferentes fontes. Segui a dica do Manjericota quanto ao preparo prévio das pêras - achei interessante a estória de assá-las com mel - só podia ser coisa do Jamie Oliver, genial.
Para o risoto usei: 
2 pêras maduras cortadas em gomos;
150 g de gorgonzola;
200 g de arroz arbóreo;
1 litro de caldo de legumes (água + 1 cubo de caldo);
1/4 de uma cebola grande;
manteiga;
150 ml de vinho branco seco;
tomilho fresco;
2 colheres de sopa de mel.
Primeiro passo: coloquei as pêras cortadas em uma fôrma, reguei com o mel e levei ao forno médio.
Comecei o preparo do risoto: refoguei a cebola em uma porção de manteiga; juntei o arroz e dei uma leve refogada. Juntei o vinho e deixei evaporar boa parte. Comecei acrescentar aos poucos o caldo quente, mexendo sempre e acrescentando mais a medida que ia evaporando. Quando o arroz estava no ponto (al dente), acrescentei o gorgonzola em pedaços, as pêras (desliguei o forno em 20 min e deixei elas lá), um pouco de tomilho fresco e mais um "naco" de manteiga. Mexi bem para uniformizar, desliguei o fogo e deixei a panela tampada uns minutinhos antes de servir. 
Ficou divino. A pêra fica tenra e suave e o gorgonzola quebra o sabor adocicado da fruta e do mel. Adorei, ou melhor, adoramos.
O espumante harmonizou bem, mas confesso que fiquei um pouco decepcionada (só um pouquinho)... Forcei a memória (na época eu não tinha blog, rsrs) e lembrei que a última vez que bebi o Valduga 130 foi há 1 ano e meio. Na ocasião minha impressão foi: uau!!! Provavelmente foi uma garrafa de outra safra, mas também tem a coisa do dia... E o bendito paladar que evoluiu... Continuo achando um espumante excelente, mas já começo a questionar a relação custo benefício, porque não é nada barato. 
Decepção à parte, a noite teve outra estrela no quesito "enológico" - o excelente Avondale Reserve Muscat Blanc 2007. Vinho fortificado para sobremesa, produzido na África do Sul. No aroma mel e fruta, com um toque levemente cítrico. Na boca é cremoso e encorpado. Tomamos gelado, acompanhado de damascos secos e queijo roquefort. Nota 10, recomendo! A dica foi de um gerente da Vinhos do Mundo, o Fabiano, e realmente valeu a pena. Custou algo em torno de R$ 40,00 reais, bem pagos. 
Tomamos na sobremesa, mas também acho que cai bem como entrada, se for servido com acompanhamentos de sabor marcante e salgados, como é o caso do gorgonzola e do roquefort, pois este vinho é bem doce. Tem 16% de álcool e quase 200 g/l de açúcar.



9 comentários:

  1. Uiiii delícia de risoto!!! Vou querer colocar essa em prática! Eu fiz filé com molho de mostarda...logo vou postar, mas ficou uma delícia! Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Ficou tão lindo e apetitoso!!! Imagino e acredito o sucesso que não foi esta receita. Parabéns!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  3. Capaz, guria!!!! Hahahaha e pior que pode ter sido eu mesmo, porque estive lá faz umas duas ou três semanas mais ou menos. Hahahaha, quais eram as chances? Tá certo que a gente mora mais ou menos perto, mas Porto Alegre é grande né? heheheheeh Que tri!
    Que loucura esse jantar de namorados, hein? Eu fiz canelone, vou postar a receita essa semana. Mais uma das invenções da Casa Cariello hehehehehe Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que delicia Ju!! Eu adoro esse risoto, então sou suspeita pra falar!!hehe
    Ficou linda a foto! Gostei da dica das peras...eu faço com elas sem esse preparo..mas vou testar na proxima vez!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Que petáculo, adorei seu jantar de dia dos namorados, arrasou! Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. até eu que não sou amante de risotos, percebi que o seu é de arrasar. boa semana

    ResponderExcluir
  7. ARRASOU, Ju! Sofisticado mesmo. Eu aprecio a combinação de frutas com pratos salgados. Essa mescla de sabores e texturas são fantásticos.
    Bjs. Boa semana

    ResponderExcluir
  8. Juuu, chiquérrima vc heim amiga!! Perfeito seu risoto. E a análise do espumante então...daqui a pouco nem consigo mais conversar com vc. rssss
    bjk.

    ResponderExcluir
  9. É verdade, o paladar evolui.
    Quantas coisas eu amava e hoje nem entendo porquê.
    A gente vai conhecendo, experimentando, vamos conhecendo nuances e é um caminho sem volta.
    Triste é quando o prazer que sentíamos fica órfão da mesma sensação, mas mesmo assim, ficamos em busca de um sabor perdido que precisa ser encontrado em uma receita melhor.
    Em relação a esse risoto, uau, pera e gorgonzola deve ser uma experiência e tanto. Gosto dessas misturas tão complementares.

    ResponderExcluir