domingo, 20 de junho de 2010

Domingo é dia de pizza!

Há um tempo atrás era sagrado, todo domingo à noite chamávamos uma pizza para encerrar o final de semana com chave de ouro, ou melhor, para enfiar o pé na jaca de vez - afinal segunda é o dia oficial de começar regime. Felizmente nos livramos deste hábito, na tentativa de fazer as pazes com a balança, mas continuamos fãs de pizza. 
Nunca havia feito massa de pizza, mas desde que vi a receita da Rê do Charme de Cozinha estava com a mão coçando para pôr na massa, rsrsrs... Numa terça dessas cheguei em casa louca pra comer pizza e o Rodrigo prontamente pegou o telefone, mas foi surpreendido pela minha iniciativa de fazê-la. 
Inventei de fazer 1/2 receita, porque estávamos só nós, mas me atrapalhei toda com as medidas, por isso vou botar o link da Rê e vocês pegam a receita da massa lá, ok?! Usei só 10 g do fermento biológico, mas acabei botando quase a mesma quantidade de água morna... Acho que por isso precisei botar mais farinha do que havia planejado - fiz uma bagunça daquelas na cozinha, tinha farinha por tudo, rsrsrs... Estava morrendo de medo que desse errado, mas quando abri a massa e tirei do forno após os 5 minutos do pré-cozimento, relaxei, porque pelo menos aparentemente tinha dado certo. Feliz mesmo eu fiquei ao provar - a massa fica ótima, leve, bem saborosa, acho que é por causa do iogurte. Apesar da bagunça na cozinha valeu muuuito a pena.
Fiz duas coberturas: a primeira foi a versão chique, shitake e alho poró com borda recheada de gorgonzola, e a segunda mais popular, com sardinha e muito orégano (estava sonhando com uma assim desde que vi no blog da Débora). As duas ficaram ótimas, o Rodrigo torceu um pouco o nariz quando anunciei que faria de sardinha, porque ele não é muito chegado, mas logo mudou de idéia quando eu servi - no final foi a que acabou primeiro, rsrsrs...
Que tal aproveitar que é domingo, dia oficial da preguiça e da bagunça, e botar a mão na massa para fazer uma pizza para família?
E para encerrar a postagem, uma dica enófila boa e barata. Casa Valduga Arte Reserva Cabernet Sauvignon, na versão "bag-in-box".  Essa é para quem quer implementar o saudável hábito de tomar uma tacinha de vinho nas refeições, e não quer gastar muito. A vantagem é que esta embalagem conserva o vinho em boas condições, por pelo menos 30 dias depois de aberto, e não precisa ser mantida sob refrigeração - outra grande vantagem, porque vinho e geladeira não combinam.  Tem uma "torneirinha" fácil de acionar e está sempre pronto para o consumo. Também é uma boa dica para receber um grupo de amigos em uma noite "queijos e vinhos" (ou "pizza e vinho"), sem pesar no bolso. Aqui em casa não temos muito problema com "sobrar" vinho, porque tomamos tranquilamente 1 garrafa em dois, mas tem aqueles dias a a gente chega em casa e só quer tomar uma tacinha - dá uma pena  de abrir uma garrafa... Então, ter um "bag-in-box" é a pedida.
Compramos a embalagem de 3 litros por R$ 40,00. É sem dúvidas uma boa relação custo/benefício, pois equivale a 4 garrafas convencionais (750 ml), por R$ 10,00 cada. Considerando a qualidade do vinho, vale a pena.

7 comentários:

  1. Também sou louca por pizza, mas de sardinha nunca fiz e olha que adoro uma sardinha...rs
    E o vinho que precinho bom também...e que legal essa de conservar por até 30 dias apesar de que se o vinho é bom amiga não sobra nadinha...kkk
    Bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  2. Pizza tudo de bom com o frio, paz.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!!!Guria, nem me fala em chutar o pau da barraca...fomos lá no Machri e enlouquecemos!!Voltamos para casa com a torta de banana(divina!!!!), bolo de genibre com damascos, bolo de aipim com coco, quiches, massas, etc...Tá todo mundo aqui mais gordinho de tanto que comemos!!!!Valeu a dica, agora só resta queimar as calorias extras..hehehehe.
    Parabéns pelo sucesso da receita, parece ter ficado uma delícia!!!Bjs e uma boa semana

    ResponderExcluir
  4. Ju, minha amiga! Faz um tempão que estou ensaiando para fazer uma pizza! Queria fazer na máquina de fazer pão, mas deixei no Brasil. acredita que aqui não tem pizzaria Delivery?! Por um lado e bom!
    Menina! Vc conseguiu fazer a pizza! Ficou linda! Até me animei em fazer!
    Bjk

    ResponderExcluir
  5. Shitake com alho poró é tudo hein? Adorei.
    =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiiiiii Jú, tudo bem???
    Nossa menina sua pizza ficou chique demais com esse recheio então, tudo de bom!!!
    Amei os dois recheios, e adorei a dica de vinho!!!
    Obs;eu e o maridão somos = a vocês tbm acabamos com uma garrafa de vinho numa sentada só...rs
    Pela fotinha sua pizza ficou show!!!
    Fiquei emocionada, pela primeira vez alguém posta uma receitinha minha :) AMEI!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  7. HHHHHUUUUUUMMMMMMMMM.... estou lendo este post salivando, menina!!!!!
    Amo pizza de paixão mesmo, mas aqui além da tradicional muzzarela, milho e ervilha, as vezes faço com abobrinha ou com beringela, ambas passadas na chapa antes, para dar uma salteada no calor e no azeite.
    Sabe que eu ainda não experimentei um queijo gorgonzola!
    Todos os sábados e domingos aqui em casa tem pizza, somos viciados em pizza.
    Literalmente babei em seu post, menina!
    E este vinho então, parece ser tudo de bom, vou procurar aqui em Poços de Caldas.
    Bjão, boa noite para você e para todos em seu lar.

    ResponderExcluir