sábado, 12 de junho de 2010

Coincidências... Será que o amor estabelece um padrão alimentar?

Eu jurei que hoje iria me manter longe do computador, pois é dia de descansar e namorar... O Rodrigo é o incentivador nº 1 do blog - afinal, ele é o maior beneficiado, pois antes de postar eu tenho que cozinhar - mas sei que às vezes abuso das horas de blogagem...
Hoje acordei tarde, ganhei café na cama, assisti um pouco de TV deitada, peguei no sono de novo, levantei e enquanto estava tomando banho, o Rodrigo fez meu chimarrão - ôôô vida difícil, rsrsrs...
Sentei para tomar o mate e ler a Zero Hora  (principal jornal aqui do RS) e logo no começo tinha uma reportagem especial com 12 sugestões de programas para o dia de hoje. Apesar de já estar com a programação e o cardápio definidos, comecei a ler e não acreditei quando apareceu a dica 7 - "Testar uma receita juntos". Adivinha qual era a receita sugerida? Risoto de Pêra e Gorgonzola. E adivinha qual é a receita que me programei para fazer hoje? Risoto de Pêra e Gorgonzola! Isto é coincidência ou trata-se de um padrão alimentar estabelecido pelos apaixonados? Alguém mais pensou em fazer este prato hoje? Não me contive, corri para o computador pra contar essa para vocês...
Nunca fiz este risoto, peguei dicas nas versões do Manjericota e do É mamão com açúcar, que foram as que eu achei em uma busca rápida. No jornal também tem uma versão - vou compor a minha a partir destas três "fontes", depois conto como ficou.
Já que estou aqui, para não perder a viagem, vou dar a dica do espumante que vamos harmonizar com este risoto – O Valduga 130 Brut. É sem dúvidas o meu preferido, diferente de tudo que já provamos. Tem uma coloração dourada, perlage abundante e um toque de frutas secas no aroma (algo de amêndoa, avelã, não sei ao certo...). Faz um tempinho que tomamos pela última vez, esta é a recordação que tenho dele, mas quando postar o risoto atualizo as minhas impressões. Acho que será uma bela harmonização.
Outra dica boa de espumante para o dia de hoje é o Amante, também da Valduga, que já comentei aqui. É outro conceito, mais frutado e fresco – combina bem com prato leves e saladas. Boa pedida para quem está nas regiões mais quentes do país, porque aqui no sul o frio impera!

6 comentários:

  1. Será que afinal as coincidências sempre existem??
    Beijinhos e feliz dia dos namorados,
    Lia.

    ResponderExcluir
  2. Ju, Feliz Dia dos Namorados!!
    Menina, deve ser otimo esse risoto heim! Já pensei em prepara-lo, mas nunca encontrei peras aqui para vender...maridao disse que vai preparar o almoço! Risoto! Rssss
    Bjk

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju
    Estava nevegando em busca de uma receita para o dia de hoje.
    Eu e meu marido ficaremos em casa também,qdo lembrei do teu blog.Ótima pedida,vou te imitar :-)De sobremesa aqui terá um petit gateau com calda de chocolate.Feliz dia dos namorados para nós!!:-)
    Abraços
    Sinara

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju

    Sem dúvida um risoto bem quentinho é ideal pra aquecer o coração dos apaixonados!
    Bela escolha, sem falar do espumante, que tenho certeza será magnífico!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, feliz dia dos namorados para você e o Rodrigo, já escutei comentários acerca desse risoto, nunca comi, mas essa combinação deve casar bem. Eu também irei me aventurar na cozinha, seguindo a sugestão nº 7 de Zero Hora. Vou cozinhar para as duas mulheres da minha vida e para um casal de cumpadres nossos. Quando passar esse período de turbulência da faculdade quero receber você e o Rodrigo aqui em casa para um jantar, antes da Valentina nascer, mas te aviso com antecedência a data.

    Abraços de nós três!

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho que tomar coragem pra fazer meu primeiro risoto. rs
    Espero que teu dia tenha sido delicinha no todo, assim como me pareceu ser pela manhã. rs
    Xerinhos, frô.
    Paty

    ResponderExcluir