sexta-feira, 25 de junho de 2010

Chocolate quente da Monica

Dias frios, dias abafados, faz sol, faz chuva, céu aberto, neblina... Típico do inverno no Rio Grande do Sul! Em 24 horas tudo pode virar, da neve ao "veranico" em um piscar de olhos! Haja saúde! E pra escolher a roupa antes de sair de casa? Quem passa o dia na rua tem sempre que estar prevenido! No momento...
Mas como sou fã de sexta-feira e fico feliz que só com a chegada do final de semana, nem este tempinho "borocochô" é capaz de me desanimar. Cheguei em casa há pouco e só passei aqui rapidinho para dar um oi e a dica de um chocolate quente que esquenta até a alma, como bem disse minha amiga Monica, dona da receita. É um dos melhores chocolates quentes que eu já tomei e sem dúvidas o melhor que já fiz. Mudei um pouquinho a receita original e para quem se animar, aqui vai a dosagem para duas pessoas:
100 g de chocolate (usei Alpino);
500 ml de leite;
1 colher de sobremesa cheia de amido de milho (Maizena);
1 colher de café rasa de canela;
1/4 de xícara de creme de leite;
2 colheres de sopa de licor de chocolate.
Levei ao fogo o leite, o chocolate em pedaços, a Maizena (dissolvi antes em um pouco do leite) e a canela. Fiquei mexendo até o chocolate se dissolver por completo. Quando ferveu, desliguei o fogo e acrescentei o creme de leite e o licor.
Fica muito cremoso, uma delícia mesmo! Vale por uma refeição... Quente e encorpado, dá uma moleza boa... Tive a infeliz idéia de tomar no café da manhã de um dia bem frio... O que não foi muito inteligente da minha parte, porque em seguida eu tinha que sair pra trabalhar! Visualizem sair pra trabalhar depois de tomar esta big caneca de um chocolate bem quente e cremoso??? Não preciso dizer que passei metade da manhã meio devagar, rsrsrs... Mas para quem encerrou a semana de trabalho e só quer relaxar com os pés para cima, uma caneca bem quente deste chocolate cai como uma luva - especialmente quem mora aqui pelo sul...

3 comentários:

  1. Que delícia!!Só falta a torta de banana do Machry para acompanhar...hehehehe. Beijos. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Que aspecto reconfortante e delicioso. Creme de leite é o que nós chamamos de natas?
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderExcluir
  3. Ju, que alegria ver que você aprovou esta receitinha da minha Cozinha, amiga!
    Quando vcs vierem a Sampa, não esqueça de me avisar, assim poderemos tomar juntos esse chocolate (se estiver frio, é claro). Senão, podemos tomar um Mojito ou uma Margarita!
    Já tinha passado por aqui antes, mas na hora de enviar o comentário, travou tudo.
    bjk

    ResponderExcluir