domingo, 9 de maio de 2010

Colheita tardia & sobremesa rápida com maçã e especiarias

Esta sobremesa foi um achado, vi no blog Menu de Baco e dei uma leve adaptada. Me apaixonei de cara, porque é muito prática e rápida de fazer, mas principalmente por causa dos ingredientes, que eu adoro! Nota 10! Fiz na janta de sábado e devido ao sucesso, repeti no almoço de domingo. 
Para quatro porções, além de sorvete de creme, usei:
2 maçãs pequenas cortadas em cubinhos;
1 colher de sopa de açúcar mascavo;
1 colher de sobremesa de canela;
suco de meio limão;
cravo e gengibre ralado na hora, a gosto.
Misturei tudo em um recipiente próprio para microondas e lá deixei por três minutos, em potência 70 - isso pode variar com o tipo de microondas, mas o tempo deve ser o bastante para cozinhar a maçã, derreter o açúcar e deixar a mistura bem quente, ok?
Enquanto a mistura cozinhava, servi uma bola de sorvete de creme para cada porção. Assim que tirei do microondas mexi bem a mistura para uniformizar e acrescentei duas generosas colheradas sobre o sorvete, que começou a derreter com o calor da maçã e da caldinha que forma (e o aroma?! com estes ingrediente, dispensa comentários)... Servi imediatamente, acompanhado de um "colheita tardia" Argentino da uva Torrontés,  Bodega Etchart... Excelente!!! Já vi que esta dupla vai ser a sobremesa "titular" da casa até enjoarmos, rsrsrs...
Para quem não conhece, nos vinhos de colheita tardia (late harvest, em inglês e cosecha tardia, em espanhol), as uvas ficam nas parreiras por mais tempo que o adequado e só são colhidas quando começam a desidratar, o que resulta em um aumento no seu teor de açúcar. São vinhos brancos bem doces, para servir em pequenas porções, junto com a sobremesa. São produzidos em diversos países, com diferentes uvas. Não tenho muita experiência no assunto, mas entre os que experimentei, lamento dizer que não recomendo os brasileiros... 
Este Argentino da postagem é bem gostoso, apresenta uma boa relação custo/benefício (pagamos recentemente em torno de R$ 20,00) e é de fácil acesso - tem no supermercado (rede Wal-Mart).

8 comentários:

  1. Uma deliciosa sobremesa com golinhos de um vinho adequado!!! Ótima pedida, eu adorei!

    ResponderExcluir
  2. Que sobremesa gostosa, Jú! Maçã, canela, um sorvetinho de creme e um bom vinho...perfeito!
    Beijocas,
    Thais

    ResponderExcluir
  3. Ju, já anotei essa receita para experimentar. O máximo, saborosa e rápida de preparar. E a dica do vinho então? Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Oiiii Jú, tudo bem???
    Ameiiiii essa receita eu imagino o aroma que deve ter ficado sua cozinha só de imaginar...
    hummmm que delícia
    Vou ver se faço para o maridão que viajou quando ele voltar quero fazer essa sobremesa, depois te conto...
    Muito obrigada pela visitinha e pelos parabéns, apareça sempre na minha cozinha!!!
    Já sou sua nova seguidora...
    Bjocas

    ResponderExcluir
  5. Ah ja falei que seus gatinhos são lindos né?
    Acho que já...rsrsrsrs
    Amei esse sino do vento esse barulinho é uma delicia de ouvir dá uma tranquilidade...
    Bjocas

    ResponderExcluir