quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sopa & Vinho

A dupla sopa e vinho tinto ocupa a "primeira fila" dos nossos programas gastronômicos de inverno. Para inaugurar a temporada 2010, uma feliz combinação: creme de cogumelo e o excelente Gran Lovara, que leva o selo Miolo Wine Group.
Este creme é rápido e fácil. Lá vai a receita:
Usei 300g de cogumelos frescos (tipo Paris); meio litro de leite; meio litro de água; 1/4 de um cebola média; 1 colher de sopa de Maizena; manteiga; sal; pimenta do reino; 2 colher de sopa de requeijão light; salsinha; queijo parmesão ralado.
No liquidificador - bater o leite e metade dos cogumelos;
Na panela - refogar a cebola na manteiga e em seguida adicionar  a outra metade dos cogumelos cortados e fatias. Depois de uma leve refogada nos cogumelos, juntar a mistura do liquidificador e a água. Em fogo médio, mexer, mexer... Quando ferver,  baixar o fogo e adicionar a Maizena (dissolvida em um pouco de água quente para misturar mais fácil). Deixar ferver por 5 minutos, mexendo de vez em quando, acrescentar sal e pimenta do reino moída na hora, desligar e acresentar o requeijão*, mexer até dissolvê-lo bem e está pronto! Para finalizar, no prato salsinha e queijo ralado.
* Bom mesmo é com 1/2 caixinha de creme de leite, substitui por requeijão para ficar mais light...
O vinho fica para outra, merece uma postagem exclusiva... Sem pressa.

6 comentários:

  1. Também adoro quando chega o inverno e posso ficar só nas sopinhas, cremes e caldos. O creme de cogumelos é dos meus preferidos!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Que delícia este creme de cogumelos. Receita anotada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Juju, que sopinha boa! Adoro!!!
    Nunca fiz creme de cogumelos, mas amei a receita! Vou provar!
    Beijão,
    Thais

    ResponderExcluir
  4. Sopa e vinho é uma boa combinação. Essa ainda não esperimentei, vou me aventurar a fazer para nós três.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá Juliana, não existe nada melhor e mais gostoso que uma sopinha no inverno, e principalmente acompanhada de um bom vinho.....vou experimentar neste final de semana.Bjsssss

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!! Vim agradecer a participação lá no sorteio, boa sorte!! Que bela sopa heim amiga. Mas sabe que com sopas não me vai muito vinho...não sei porque, mania!! Grande beijo

    ResponderExcluir