domingo, 4 de abril de 2010

O Vale dos Vinhedos é logo ali

Neste feriado de Páscoa resolvemos ficar em casa, descansando... Mas como até descansar cansa, ontem aproveitamos o sol lindo que estava fazendo e fomos passar o dia no Vale dos Vinhedos que, para quem mora em Porto Alegre, fica logo ali, a 120 km. O foco principal da visita era a Valduga que, diga-se de passagem, entre as nacionais, sem dúvidas é a nossa vinícola preferida. Chegamos por lá na hora do almoço e fomos direto ao restaurante da Villa Valduga - em novas instalações, segue impecável como sempre. Acho o preço bom, considerando o lugar e o contexto: almoço típico italiano, 1 garrafa de vinho (375 ml), água e cafezinho expresso para finalizar - R$ 96,00 (para duas pessoas). Ah! E logo que se chega lá, eles sempre servem um espumante rosé de cortesia, um charme!
Depois do almoço partimos para o sacrifício - no bolso, rsrsrs... O Vale tem muitas vinícolas e casas de produtos coloniais. A maioria é bem familiar, com pelo menos duas gerações atrás do balcão, e em praticamente todas há degustação, visitação, muita conversa (os gringos são bons de papo), enfim a gente sempre sai com uma sacola na mão e se sentindo amigo da família. Por isso é necessário fazer uma seleção prévia dos lugares que se pretende visitar, porque tudo isso demanda muita energia. Os eleitos da vez foram:
Casa Valduga - os confirmados não poderiam faltar na cesta de compras - Espumante 130 e Cabernet Franc da linha Premuium. A novidade ficou por conta da espumante rosé Amante, feito exclusivamente da uva Malbec;
Casa de Madeira - também da família Valduga, comercializa geléias excelentes - a escolhida desta vez foi uma feita com vinho - Malbec;
Boutique Lidio Carraro - esta estava na lista há tempos, mas foi a primeira vez que fomos lá. É uma vinícola nova, com conceitos diferentes quanto à produção, mas sem dúvidas faz vinhos de altíssima qualidade. Depois de uma extensa degustação, optamos por levar uma garrafa do Quórum (corte de cabernet sauvignon, cabernet franc, merlot e tannat), o preço é meio salgado, mas acho que valeu.
Queijaria Valbrenta - excelentes queijos artesanais - não resisti ao fundido com tomate seco e azeitona e ao tipo Saint Paulin com nozes...
Bom depois deste tour, vocês podem imaginar a quantidade de vinhos, queijos, salames, geléias, etc, que eu havia experimentado! Socorro!
Pegamos a estrada de volta (como é bom voltar pra casa, rsrsrs), mas ainda havia uma parada prevista, Carlos Barbosa. A cidadezinha com pouco mais de 25.000 habitantes é o berço da Tramontina e a loja varejo que tem por lá é de enlouquecer qualquer pessoa que curte uma cozinha. Tudo com pelo menos 20% de desconto... Impossível resistir, a estrela da vez foi uma panela vermelha da linha Victoria - Starflon, exatamente do tamanho que eu queria!
Bom, quando chegamos em casa já era noite... Exaustos e cheios de sacola! O coelhinho este ano foi bem legal por aqui, rsrsrs...